Sinopse
Ângela Carne e Osso é uma mulher inquieta, agressivamente livre e pouco disposta a aceitar os lugares que a sociedade pretende reservar para ela. Casada com Doktor Plirtz, um homem ligado ao universo das histórias em quadrinhos, ela circula entre amantes, encontros fortuitos, provocações e sucessivas fugas de qualquer possibilidade de estabilidade. Sua sexualidade é vivida sem o compromisso de corresponder às expectativas de fidelidade, respeitabilidade ou docilidade tradicionalmente impostas às mulheres, embora essa liberdade esteja longe de conduzi-la a alguma forma simples de realização.
A narrativa acompanha Ângela por situações que se sucedem menos segundo uma progressão dramática convencional do que através de uma lógica de colisões, repetições, interrupções e deslocamentos. Entre praias, hotéis, automóveis, ambientes urbanos e a chamada Ilha dos Prazeres, ela atravessa um mundo povoado por homens que desejam possuí-la, classificá-la ou adaptar sua presença às próprias fantasias. Dirigido por Rogério Sganzerla pouco depois de O Bandido da Luz Vermelha, A Mulher de Todos transforma essa circulação numa experiência cinematográfica fragmentária em que sexualidade, cultura de massa, publicidade, quadrinhos e paródia se combinam para construir uma personagem que parece continuamente escapar tanto dos homens ao seu redor quanto das categorias através das quais tentamos compreendê-la.
Análise Crítica
Se O Bandido da Luz Vermelha havia demonstrado a disposição de Rogério Sganzerla para desmontar as convenções do filme policial e reconstruí-las a partir de uma mistura de cultura popular, manchetes, rádio, quadrinhos e cinema de gênero, A Mulher de Todos transfere procedimento semelhante para uma narrativa centrada numa personagem feminina. Helena Ignez, como Ângela Carne e Osso, não ocupa simplesmente o centro dramático do filme; sua presença determina sua energia, seu ritmo e boa parte de sua instabilidade. A personagem fala, gesticula, seduz, agride, ri e se movimenta com uma intensidade que frequentemente impede que a câmera ou os homens ao redor consigam transformá-la numa figura inteiramente controlável.
Essa característica torna particularmente produtiva a colaboração entre Sganzerla e Ignez. Ângela poderia facilmente ter sido concebida apenas como fantasia masculina de disponibilidade sexual, sobretudo porque o filme trabalha deliberadamente com imagens, poses e situações provenientes de uma cultura que transforma o corpo feminino em espetáculo. O que complica essa leitura é a maneira como Ignez ocupa essas imagens, exagerando comportamentos e recusando a passividade normalmente associada ao objeto de desejo. Ângela sabe que é olhada, mas responde ao olhar com uma performance tão excessiva que frequentemente o devolve de maneira agressiva ao espectador.
O sobrenome “Carne e Osso” já anuncia uma das provocações fundamentais da personagem. Ângela pertence simultaneamente ao universo da imagem e à materialidade do corpo. Ela pode parecer uma figura saída de histórias em quadrinhos, publicidade ou cinema popular, mas possui desejos que não permanecem obedientes às narrativas construídas ao redor dela. A mulher convertida em imagem idealizada insiste em reaparecer como corpo que deseja por conta própria.
Essa tensão encontra correspondência na própria forma do filme. Sganzerla evita continuidade elegante, psicologia explicativa e desenvolvimento narrativo progressivo, preferindo uma montagem marcada por rupturas, repetições, intertítulos, referências a outras linguagens e mudanças abruptas de registro. O filme parece frequentemente comportar-se como uma revista ilustrada cujas páginas fossem folheadas em velocidade irregular, fazendo com que slogans, corpos, diálogos, paisagens e situações disputem continuamente a atenção.
Esse procedimento aproxima A Mulher de Todos do ambiente do Cinema Marginal, embora a obra de Sganzerla possua características muito particulares dentro desse campo. Há uma recusa tanto do acabamento industrial convencional quanto da obrigação de produzir uma representação social transparente. O Brasil aparece atravessado por resíduos culturais heterogêneos: cinema estrangeiro, quadrinhos, publicidade, erotismo, rádio, linguagem popular e referências cinematográficas coexistem sem serem organizados segundo uma hierarquia entre cultura elevada e cultura de massa.
Jô Soares, interpretando Doktor Plirtz, participa desse universo através de uma masculinidade simultaneamente autoritária e ridícula. O marido de Ângela poderia ocupar a função tradicional daquele que procura restabelecer a ordem conjugal diante das infidelidades da esposa, mas Sganzerla retira dele qualquer autoridade estável. Sua presença frequentemente se aproxima da caricatura, contribuindo para que o casamento deixe de funcionar como referência moral a partir da qual deveríamos julgar a protagonista.
A fotografia em preto e branco reforça os contrastes e aproxima determinados enquadramentos da linguagem gráfica das histórias em quadrinhos, enquanto a montagem impede que a beleza das imagens produza contemplação prolongada. Há sempre alguma coisa prestes a interromper a estabilidade da cena. Essa agressividade formal é decisiva para compreender o filme, porque A Mulher de Todos não pretende apenas contar a história de uma mulher transgressora; procura construir uma forma cinematográfica que também se comporte de maneira indisciplinada.
⚠️ ATENÇÃO: A PARTIR DESTE PONTO, O TEXTO CONTÉM SPOILERS
Se você ainda não assistiu ao filme, recomendamos interromper a leitura e retornar depois.
A Interpretação da Obra
O título parece inicialmente definir Ângela a partir dos homens. Ser “a mulher de todos” poderia significar simplesmente ser uma mulher sexualmente disponível, cuja identidade resultaria da multiplicidade de parceiros com quem se relaciona. O filme, entretanto, torna essa definição progressivamente instável, porque Ângela não parece pertencer verdadeiramente a nenhum deles. A expressão que poderia sugerir posse coletiva termina apontando para uma personagem cuja circulação impede justamente a consolidação da posse.
Essa diferença é fundamental. Os homens desejam Ângela, mas desejar alguém não significa conseguir definir o sentido de sua existência. Cada relação parece oferecer temporariamente uma posição para a personagem, porém ela rapidamente abandona, destrói ou ridiculariza essa possibilidade. Sua infidelidade não funciona apenas como característica sexual, pois corresponde a uma recusa mais ampla de permanência.
Isso não significa que o filme construa uma heroína feminista segundo categorias contemporâneas perfeitamente organizadas. Ângela nasce dentro de um imaginário produzido também pelo olhar masculino, e sua hipersexualização permanece parte inseparável da obra. O interesse está justamente na contradição: Sganzerla utiliza imagens associadas à objetificação feminina enquanto Helena Ignez frequentemente parece apoderar-se delas e levá-las a um grau de excesso no qual deixam de funcionar confortavelmente como simples objeto erótico.
A atuação desempenha papel central nessa inversão. Ângela raramente oferece ao espectador uma feminilidade naturalizada. Seus gestos, expressões e mudanças de comportamento frequentemente possuem algo deliberadamente performático, como se a personagem estivesse demonstrando que aquilo que chamamos de feminilidade também é composto por poses, códigos e expectativas aprendidas.
Quando ela exagera esses códigos, torna-os visíveis.
A sexualidade participa do mesmo mecanismo. Num cinema mais convencional, a mulher promíscua poderia ser organizada segundo duas trajetórias conhecidas: punição moral ou redenção através do amor. A Mulher de Todos resiste às duas. Ângela não parece interessada em encontrar o homem que finalmente revelará o verdadeiro significado de sua vida, e seus deslocamentos não são apresentados como etapas rumo à formação de um casal estável.
A Ilha dos Prazeres radicaliza essa lógica porque transforma em espaço físico a fantasia de uma sexualidade separada das convenções cotidianas. O próprio nome já possui a artificialidade de uma atração turística, de um anúncio publicitário ou de uma aventura de quadrinhos. O prazer aparece simultaneamente como experiência desejada e como produto cultural embalado para consumo.
Essa ambiguidade é importante porque Sganzerla não constrói uma oposição simples entre repressão e liberdade sexual. O mundo aparentemente liberado do filme continua atravessado por relações de posse, consumo e poder. Libertar o desejo das convenções matrimoniais não significa automaticamente libertá-lo das imagens através das quais a cultura aprende a desejar.
Ângela circula justamente dentro dessa contradição. Ela utiliza sua capacidade de sedução, mas também está inserida num universo que transforma sedução em mercadoria. Exerce liberdade sexual, embora continue sendo observada por homens e por uma câmera dirigida por um homem. O filme não resolve completamente essa tensão, e grande parte de sua vitalidade nasce da impossibilidade de decidir de maneira simples se estamos observando uma mulher libertada pelo desejo ou uma fantasia masculina que adquiriu energia suficiente para escapar de quem a imaginou.
Doktor Plirtz ajuda a tornar essa questão mais clara. Seu universo das histórias em quadrinhos está ligado à fabricação de imagens, tipos e narrativas simplificadas, exatamente aquilo que Ângela continuamente ameaça desorganizar. Ele pode desenhar personagens e organizar mundos no papel, mas possui muito menos controle sobre a mulher com quem vive.
A relação entre os dois estabelece, assim, um conflito entre representação e experiência. Plirtz pertence ao universo daqueles que produzem imagens; Ângela insiste em comportar-se como uma imagem que se recusa a permanecer imóvel.
O casamento torna-se particularmente inadequado para contê-la porque depende de uma concepção de exclusividade que o título do filme já coloca em crise. Ser esposa significaria, dentro da lógica tradicional, pertencer afetiva e sexualmente a um homem. Ângela responde tornando-se simbolicamente “de todos”, mas o resultado paradoxal é que ela termina não pertencendo integralmente a ninguém.
Essa recusa da propriedade aproxima a personagem da própria estrutura do filme. A Mulher de Todos também parece não querer pertencer inteiramente a gênero cinematográfico algum. É comédia, filme erótico, paródia, experiência de montagem, comentário sobre cultura de massa e narrativa de aventuras sem estabilizar-se definitivamente em nenhuma dessas categorias.
Personagem e forma compartilham, portanto, a mesma estratégia de fuga.
Existe ainda uma dimensão histórica importante nessa recusa. O filme foi realizado durante um dos períodos mais repressivos da ditadura militar brasileira, pouco depois do AI-5, embora sua relação com aquele contexto seja muito diferente daquela encontrada em obras de denúncia política direta. Sganzerla trabalha a violência cultural do período através da desordem, da ironia, da sexualidade e da recusa de linguagens disciplinadas.
A liberdade de Ângela adquire nesse ambiente uma ressonância que ultrapassa sua vida sexual. Seu corpo indisciplinado participa de um filme igualmente resistente à organização, produzido numa sociedade em que mecanismos políticos e morais de controle haviam se tornado particularmente intensos.
Isso não transforma cada amante numa metáfora do autoritarismo nem cada gesto sexual numa ação política consciente. A relação é mais profunda justamente porque não precisa funcionar como alegoria direta. A forma do filme valoriza aquilo que escapa à disciplina: excesso, ruído, desejo, contradição e movimento.
Ângela permanece difícil de capturar porque qualquer definição parece imediatamente insuficiente. Libertina, objeto sexual, mulher emancipada, personagem de quadrinhos, fantasia masculina ou força anárquica são leituras possíveis, mas nenhuma delas consegue absorver completamente as demais.
Talvez seja justamente essa impossibilidade de fixação que constitua sua característica mais radical.
Conclusão
A Mulher de Todos não oferece uma representação confortável da emancipação feminina, e parte de sua importância está em preservar uma contradição que interpretações posteriores podem ser tentadas a resolver. Ângela Carne e Osso é simultaneamente construída dentro de códigos masculinos de desejo e capaz de desorganizar esses códigos através da intensidade com que os ocupa. Sua sexualidade pode ser oferecida ao olhar e, ao mesmo tempo, funcionar como instrumento através do qual ela recusa a propriedade dos homens que pretendem possuí-la.
Helena Ignez é fundamental para que essa ambiguidade permaneça viva. Sua atuação não procura tornar Ângela psicologicamente transparente, porque a personagem existe principalmente através de sua capacidade de produzir acontecimentos, perturbar relações e escapar das definições que começam a se formar ao redor dela. Em vez de explicar quem Ângela realmente é, o filme acumula versões incompatíveis.
A estrutura fragmentária de Sganzerla corresponde perfeitamente a essa personagem. Um filme convencional poderia transformar a sucessão de amantes numa trajetória psicológica destinada a explicar por que Ângela age daquela maneira ou conduzi-la finalmente a alguma conclusão moral. A Mulher de Todos recusa esse conforto e permite que os episódios permaneçam como choques, variações e performances que não precisam convergir para uma identidade estabilizada.
Essa escolha aproxima a liberdade sexual da liberdade cinematográfica. O filme rejeita fidelidade a um gênero da mesma maneira que Ângela rejeita fidelidade aos homens, misturando referências culturais sem respeitar divisões entre prestígio e vulgaridade, cinema e quadrinhos, erotismo e paródia. A desordem não é simplesmente ausência de controle técnico, mas parte de um projeto que procura responder a um mundo saturado de imagens produzindo novas colisões entre elas.
O título termina, assim, adquirindo um sentido irônico. Ângela pode ser chamada de “mulher de todos” porque atravessa sucessivos relacionamentos, mas nenhum homem consegue transformá-la definitivamente em “sua mulher”. Aquilo que parecia inicialmente uma definição baseada na disponibilidade feminina converte-se numa crise da própria ideia de posse.
Ao mesmo tempo, seria inadequado eliminar a tensão existente entre essa autonomia e o olhar que continua sexualizando a personagem. O filme não está fora das contradições de seu tempo, e justamente por isso permanece tão produtivo para análise. A libertação que apresenta é incompleta, instável e atravessada pelos mesmos códigos que procura subverter.
Rogério Sganzerla parece compreender que uma cultura não consegue simplesmente abandonar as imagens que a constituíram. Pode, entretanto, deformá-las, exagerá-las e colocá-las em relações inesperadas até que deixem de significar exatamente aquilo que significavam antes.
É o que acontece com Ângela Carne e Osso. O cinema tenta transformá-la em imagem, os homens tentam transformá-la em propriedade e as convenções tentam transformá-la em tipo reconhecível. Durante todo o filme, ela responde a essas tentativas permanecendo em movimento.
Em A Mulher de Todos, talvez a forma mais radical de não pertencer a ninguém seja justamente tornar impossível a última palavra sobre quem se é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário